Sociedade inJusta Sociedade inJusta Sociedade inJusta



Tradutores

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

30.9.12

Tonecas! Vai estudar...


   Apetecia-me dizer: "Vai estudar, Tonecas!" Tal como os famosos cartazes que circulam por aí, dando o mesmo recado ao sr. Gramíneas.


   Será que eu terei voltar para a escola!? Eu nem queria  acreditar que o "advertiser" (parece que deixou de ser consultor e foi promovido a um cargo com um nome pomposo, só para inglês ver!) do Governo tinha dito que "a medida da TSU era inteligente"! Para quem? Pergunto eu. -- "Inteligente" só se a ideia tiver sido sua Professor Tonecas!

   Prof. Tonecas, explique-me por gentileza, para que eu e os ignorantes dos meus compatriotas que lhe pagam o salário pelas suas boas "advertisements" ao Governo compreendam duma vez por todas em que consistia a inteligência dessa "taxa"(!). Dizem-me que os trabalhadores, pensionistas e aposentados têm que pagar uma dívida que foi contraída por doutores, engenheiros e economistas e que para isso têm que aumentar os pagamentos à Segurança Social. Mas será que agora a Segurança Social paga a dívida pública!? Não percebi! Ou será que era o valor de 1,25% acima dos 5,75% --que os trabalhadores iriam oferecer para financiar as empresas -- que serviria para pagar a dívida? Mas como? A Segurança Social iria entregar esse valor ao Estado? Por quê? O que as pensões e assistência médico-social têm que ver com a dívida contraída pelos Bancos e pelos governantes apoucados?

   Meu caro Professor Tonecas, diga-me lá, por gentileza, por que não passariam os patrões nos seus exames. Então, muitos dos empresários que lhe pagam as "advertências" que o senhor ensina aos instruendos governantes não serão, também, formados possuindo um diploma a sério!? Ou terão sido todos formados com equivalências!? Olhe que é o que está a dar... E por que seria o senhor a dar-lhes nota a eles, e não eles a si, menino Tonecas!?

   Que eu saiba o mundo tem sido gerido por muitos economistas e chegou ao ponto em que nos encontramos neste momento! E a nota que as agências financeiras dão a alguns desses economistas é positiva e eles só fazem cagadas e previsões excrementais! Mas a nota que eu lhes dou é seguramente NEGATIVA.

   O que é que me garante que o sr. Professor Tonecas está certo e os "ignorantes empresários" estão errados? Por exemplo, o sr. Tonecas Guterres era engenheiro e não sabia fazer contas (mandou-nos fazê-las se quiséssemos saber o valor do PIB), bem sei que ele não era da cor política do Professor, mas caramba, seria um engenheiro ignorante, ou terá um diploma de equivalências!? E o dr. Gasparzito, tem mesmo diploma de economista? Com ou sem equivalências? Se tem um "canudo" legítimo por que falhou nas contas do Orçamento? Será que ele também foi, ou ainda é, ignorante? O Professor Tonecas não lhe poderia ter dado uma ajudazita nos trabalhos de casa? Conheci merceeiros ignorantes, com a 4ª classe que geriam muito bem as suas lojitas... alguns até evoluíram para uns mini-mercadozitos em expansão!

   Mas, vamos lá! Por gentileza, sr. Professor Tonecas, tente explicar-me porque é inteligente tirar dinheiro e poder de compra aos trabalhadores/clientes que ficam sem poder comprar/gastar dinheiro nas lojas e indústrias dos ignorantes! Talvez seja "inteligente" usar essas novas taxas de TSU em empresas de serviços financeiros que não precisam do dinheiro dos pobres pois recebem-no das empresas que ficaram com o dinheiro da baixa da TSU para usá-lo em "investimentos" duvidosos. O que acha? O Professor Tonecas há-de saber muito bem -- ou então está mal informado e poderá ser considerado ignorante -- que com a redução do pagamento das horas extraordinárias aos trabalhadores há patrões ignorantes e empresários inteligentes que usam essa poupança para depois gastá-la em almoços e jantares de "representação" das firmas!

   "Admiro" a sua inteligência neo-liberal, mas perdoe-me ter que lhe dizer que prefiro, sem qualquer dúvida, a ignorância de muitos empresários nacionais que sabem o que é ajudar os seus empregados, os seus subordinados, as pessoas que trabalham nas empresas deles em vez de verem essas pessoas com os olhos do neo-liberalismo que acha que trabalhadores são peças, ou simplesmente objectos descartáveis...

   Já agora...


25.000 / mês

   Senhor Professor Tonecas, nós que somos seus patrões, como pagadores de impostos, embora um pouco ignorantes, é verdade, temos andado distraídos e esquecidos de lhe dizer que é urgente diminuir o seu salário. Melhor seria, mesmo, despedi-lo com justa causa, sabia? Motivo: chumbou nas provas orais.

   Também acredito que não esteja aterrorizado com a saída da Grécia do euro! Afinal, foram os seus mentores do Goldman Sachs que ajudaram o Governo helénico a enterrar-se ainda mais do que já estava, não é verdade?

   Isto digo-lhe eu, com os meus parcos conhecimentos de economia obtidos num já longínquo 9º. ano de escolaridade e completados através dalgumas equivalências da vida, tão válidas como as do seu protegido e inteligente sr. Gramíneas.

Assinado:
Um-Douto-Ignorante

   6 de Outubro

   O Tonecas diz-nos que é urgente baixar os salários mas, pudemos ficar ontem a saber que a empresa ABDL - António Borges & Diogo Lucena recebe 25.000 por mês do Estado!

21.9.12

Basta!


   Podemos ter a certeza que tudo isto que está a acontecer só poderá ter um propósito: a aprendizagem do povo português. Quando não aprendemos com Amor, aprendemos pela dor! É uma frase bastante elucidativa. E foi isso que aconteceu em Portugal, as pessoas têm-se deixado andar sem se preocuparem com o que estava a acontecer e foram permitindo que os políticos nos sucessivos Governos fossem abusando do Povo, conhecido como Zé Povinho. Estávamos todos a precisar de aprender a olhar os outros com respeito e consideração pelos seus direitos (ao contrário do que fazem os políticos) e olharmos com respeito para nós próprios.

   Agora que muita gente foi despertada pela dor percebeu a necessidade de se movimentar, protestar e contestar o que é injusto. É isso que faz falta, é isso que é necessário: ter-se consciência da realidade e de como as classes políticas são mentirosas e despreocupadas com o sofrimento das populações. O que é uma sociedade sem gente? Nada. E o que é uma sociedade de pessoas miseráveis? É o resultado da falta de consciência e humanismo.

   Como é possível um conselheiro do Governo dizer que "é urgente baixar salários"!? Como é possível um comissário da UE dizer que "aumentos salariais na Alemanha ajudarão a economia na Europa"!? Voltámos ao feudalismo? Mordomia para uns quantos e escravatura para muitos?

   E o Zé Povinho continua Parvinho, de olhos fechados?
Zé Povinho
   Dizem às pessoas que têm que passar ao estado de miséria porque o País tem que cumprir as suas obrigações!? Desde quando é que para se pagar contratos feitos sem escrúpulos todo um povo, sem culpa, tem que sofrer por isso!? Os Governos grego e português foram corruptos? Foram. O povo teve culpa? Não (excepto por ter votado em quem os enganou). E os fiscais da União fiscalizaram o quê?


Éric Toussaint
   Ninguém nos diz que existe uma teoria à luz do direito internacional designada por "Dívida Odiosa" e que permite que dívidas que não sirvam os interesses duma nação possam ser consideradas "dívidas ilegítimas"! Por quê? Não nos dizem seja o que for porque um povo informado pode ser a ruína de políticos sem escrúpulos. Não basta trazer uma bandeirinha na lapela para se ser patriota. Para isso é necessário defender-se o seu povo com unhas e dentes, e até agora poucos têm sidos os políticos que o fizeram com convicção. Os últimos governantes, então, podem ser considerados mesmo anti-patriotas, por todos os motivos que conhecemos e que é desnecessário enumerar aqui e agora. 

   Por que têm os culpados de continuar inimputáveis e serem os inocentes a pagar as dívidas? Apenas por os credores quererem o dinheiro! Por que não são julgados os ex-desgovernantes!? Nada disto acontece porque o povo tem estado adormecido, esquecendo-se de reclamar os seus direitos e de clamar por justiça. Tem-se esquecido de fazer ouvir a sua (nossa) voz e de fazer valer o seu (nosso) direito de votar em consciência. Basta de campanhas mentirosas e de Governos às avessas do que prometeram. Basta de gente hipócrita no poder! 

   Já alguém tinha ouvido falar de Pepe Mujica? Não? Pois talvez poucos, ou nenhuns, governantes, ou meios de comunicação ao serviço dos grandes interesses económicos, queira divulgar casos como este, mas Grandes Homens da política como Mujica precisam de ser o exemplo e tornarem-se numa maioria em vez de serem apenas pequenas notícias como "O presidente mais pobre do mundo" quando afinal ele é o MAIS RICO de todos... Saiba mais clicando na foto a seguir:


   Termino com um conselho: nas próximas eleições BASTA de mais-do-mesmo. Vamos exigir políticos íntegros e humanistas. Pode ser?


Fontes:

Sol

Pepe Mujica: o Presidente MAIS RICO!



   Como prometido antes da eleição, o presidente do Uruguai José Pepe Mujica continua a morar na sua pequena fazenda em Rincón del Cerro, nos arredores de Montevideu. A moradia não poderia deixar de ser modesta, já que o dirigente acaba de ser apontado como o presidente mais pobre do mundo.
   Pepe recebe 12.500 dólares mensais pelo seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário, ou seja, vive com 1.250 dólares (965 euros ou 2.530 reais) ou 26.000 pesos uruguaios. O resto do dinheiro é distribuído entre pequenas empresas e ONG’s que se dedicam à habitação.



"Este dinheiro basta-me, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos", diz o presidente.

Aos 77 anos, Mujica vive de forma simples, usando as mesmas roupas e desfrutando a companhia dos mesmos amigos que tinha antes de chegar ao poder. 



Além da sua casa, o seu único património é um velho Volkswagen, azul, avaliado em pouco mais de 1.000 dólares. Como transporte oficial, usa apenas um Chevrolet Corsa. A sua esposa, a senadora Lucía Topolansky também doa a maior parte dos seus rendimentos.

Sem contas bancárias ou dívidas, Mujica disse ao jornal El Mundo, da Espanha, que espera concluir o seu mandato para descansar sossegado em Rincón del Cerro.



------------------------------ 

Mujica oferece residência oficial para abrigar moradores de rua.
O presidente do Uruguai, José Mujica, ofereceu nesta quinta-feira (31 de Maio) a sua residência oficial para abrigar moradores de rua durante o próximo Inverno caso faltem vagas em abrigos oficiais do Governo.

Ele pediu que fosse feito um relatório listando os edifícios públicos disponíveis para serem utilizados pelos desabrigados e, após os resultados, avaliará se há necessidade da concessão da sede da Presidência. De acordo com a revista semanal Búsqueda, Mujica disponibilizou ainda o Palácio de Suarez y Reyes, prédio inabitado onde ocorrem apenas reuniões do Governo.

No último dia 24 de Maio, uma moradora de rua e o seu filho foram instalados na residência presidencial por sugestão de Mujica ao Ministério de Desenvolvimento Social. Logo após o convite, contudo, encontraram outro local para se alojar. 


O presidente não mora na sua residência oficial, pois escolheu viver na sua fazenda, localizada numa área de classe média nas redondezas de Montevideu. Nem mesmo o seu antecessor, o ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010), ocupou o Palácio durante o seu mandato. Ambos representam os dois primeiros Governos marcadamente progressistas da história do Uruguai. 
No Inverno do ano passado, pelo menos cinco moradores de rua morreram por hipotermia. O facto causou uma crise no Governo e acarretou na destituição da ministra do Desenvolvimento Social, Ana Vignoli. 

Moradias populares

Em Julho de 2011, Mujica assinou a venda da residência presidencial de veraneio, localizada em Punta del Este, principal balneário turístico do país, para o banco estatal República. A operação rendeu ao Governo 2,7 milhões de dólares e abrirá espaço para escritórios e um espaço cultural. 

A venda dessa residência estava nos planos de Mujica desde que assumiu a Presidência em Março de 2010. Com os fundos amealhados, será incrementado o orçamento do Plano Juntos de Moradias. Também é planeado o financiamento de uma escola agrária na região, onde jovens de baixa renda poderão ter acesso a cursos técnicos.


Texto recebido por e-mail.

Fonte:
abola.pt

10.9.12

Onde poupar?


   No seguimento da anterior postagem, por uma sociedade portuguesa mais justa, deixo aqui mais uma informação para que se perceba onde se gasta dinheiro neste país... há mais, mas por agora fiquemos por aqui, clique no link que se segue:




   As sociedades constroem-se com a participação de todas as pessoas que as integram, trabalhando com objectivos comuns. O individualismo, o egoísmo, a inveja e a ganância são alguns dos algozes duma vida melhor...

9.9.12

Por uma sociedade justa...


África do Sul

Memórias do Saque

   Alguns países na Europa, e no mundo (se não todos, pelo menos a maioria) têm problemas económicos e sociais presentemente. Isto é global. Claro que a comunicação social, hoje, mostra-nos aquilo que alguns grupos querem que vejamos, por isso falam-nos de "economia", de tabelas classificativas (rankings),  e de mercados. Raramente nos apresentam as realidades sociais dos povos que vivem nesses países de economias emergentes, ou mesmo na 1ª economia mundial.


Lisboa

   Já afirmei isto numa postagem anterior, e repito-o agora já que a população portuguesa se manifesta cada vez mais indignada com a situação forçada em que vive.
   É costume dizer-se "com o mal dos outros posso eu bem!" Esta é uma atitude de indiferença, um hábito generalizado de individualismo que leva as pessoas a não se preocuparem com o que acontece aos outros, enquanto isso não for um problema para ela própria.
   O Primeiro-Ministro português apresentou mais impostos e uma vida mais difícil à população como solução para pagar uma dívida contraída por (ir)responsáveis governamentais. Tenta-se convencer a população que estas medidas são necessárias para honrar os compromissos do país!
   Mas aquilo que se vê é que empresas que já pertenceram ao sector estatal passaram para mãos privadas e apresentaram os seguintes lucros, em apenas 6 meses:

EDP - 582 Milhões

Galp (Galp Energia/Petrogal) - 178 Milhões
   
   Claro que apenas estas empresas rendem pouco para o buraco criado pelos sucessivos ministros, mas há muito mais formas de se gastar menos de se conseguir mais dinheiro, sem ser preciso ir buscá-lo sempre aos mesmos e que, na grande maioria dos casos, estão isentos da responsabilidade em que os meteram!

   Consta que a RTP irá começar a dar lucro, mas aí já estará privatizada. O BPN enquanto ofereceu negociatas à sua máfia, e amigos, era privado, depois, quando descambou foi nacionalizado para que as burlas fossem pagas pelos contribuintes. As auto-estradas foram construídas pelo Estado e entregues a privados, as SCUT's foram construídas por privados e pagas pelo Estado, com direito a indemnizações brutais. Compram-
-se submarinos a vendedores corruptos... etc. É tempo de dizer: BASTA!



Atenas

   Ora, percebe-se perfeitamente que o interesse dos políticos não é o de cuidar da coisa pública, nem o de preservar o Estado e a nossa soberania, e muito menos o de proteger o Estado-social nem o seu povo.


Wall Street

   Não acredito que haja governos neo-liberais preocupados com as questões de equidade. Para quem ande distraído informo que as instruções são as de proteger os detentores do capital.

   Vejamos o que se passou na Argentina (em 3 vídeos com legendagem brasileira):


Memórias do Saque 1/3

1º Vídeo



2º Vídeo:

3º Vídeo:


   Espero que as pessoas compreendam que urge organizarmo-nos em grupos, algumas já estão a fazê-lo, e outras que só agora começam a sofrer os efeitos de decisões políticas pejadas de insensibilidade começarão o seu trabalho de entreajuda. Através do voluntarismo há que participar no combate à insensatez. Hoje as lutas não deverão ser violentas, como dantes, mas precisam de ser objectivas com carácter social e humanitário. É a vida humana, e os relacionamentos, aquilo que precisamos de considerar como valioso e não os valores materiais ou financeiros, mesmo sabendo que o dinheiro é necessário, mas não o valor principal.

   Que não se pense que é suficiente protestar contra algumas medidas governamentais injustas, é necessário, mesmo, mudarmos a nossa mentalidade e passar a pôr em prática atitudes conscientes e justas, pois enquanto apenas criticarmos sem nada fazermos, então, nada se modificará para melhor. Mas, para pior será sempre mais fácil...

  Que não se pense que é suficiente protestar contra o que se passa em Portugal continuando a enterrar a cabeça na areia, fingindo não ver as as injustiças que se praticam no mundo inteiro, pois a luta terá que ser global contra um problema que é mundial. O que é nefasto para uns torna-se prejudicial para todos. Somos Todos UM.

   Senhor Presidente do Conselho de Ministros de Portugal, não acredite que é prejudicando a vida dos portugueses que melhora a situação do país. Facilita a vida, sim, aos detentores do grande capital, e ficará na História como aquele deu o último pontapé para o afundamento do país deteriorando a qualidade de vida da população. Se quer ficar positivamente registado na História exija o aumento da qualidade de vida dos outros povos no mundo, em vez de colocar o povo do seu país ao nível dos mais pobres. Lembre-se: não precisamos de nos tornar numa Argentina do Norte!
Argentina