
Apetecia-me dizer: "Vai estudar, Tonecas!" Tal como os famosos cartazes que circulam por aí, dando o mesmo recado ao sr. Gramíneas.

Será que eu terei voltar para a escola!? Eu nem queria acreditar que o "advertiser" (parece que deixou de ser consultor e foi promovido a um cargo com um nome pomposo, só para inglês ver!) do Governo tinha dito que "a medida da TSU era inteligente"! Para quem? Pergunto eu. -- "Inteligente" só se a ideia tiver sido sua Professor Tonecas!
Prof. Tonecas, explique-me por gentileza, para que eu e os ignorantes dos meus compatriotas que lhe pagam o salário pelas suas boas "advertisements" ao Governo compreendam duma vez por todas em que consistia a inteligência dessa "taxa"(!). Dizem-me que os trabalhadores, pensionistas e aposentados têm que pagar uma dívida que foi contraída por doutores, engenheiros e economistas e que para isso têm que aumentar os pagamentos à Segurança Social. Mas será que agora a Segurança Social paga a dívida pública!? Não percebi! Ou será que era o valor de 1,25% acima dos 5,75% --que os trabalhadores iriam oferecer para financiar as empresas -- que serviria para pagar a dívida? Mas como? A Segurança Social iria entregar esse valor ao Estado? Por quê? O que as pensões e assistência médico-social têm que ver com a dívida contraída pelos Bancos e pelos governantes apoucados?
Meu caro Professor Tonecas, diga-me lá, por gentileza, por que não passariam os patrões nos seus exames. Então, muitos dos empresários que lhe pagam as "advertências" que o senhor ensina aos instruendos governantes não serão, também, formados possuindo um diploma a sério!? Ou terão sido todos formados com equivalências!? Olhe que é o que está a dar... E por que seria o senhor a dar-lhes nota a eles, e não eles a si, menino Tonecas!?
Que eu saiba o mundo tem sido gerido por muitos economistas e chegou ao ponto em que nos encontramos neste momento! E a nota que as agências financeiras dão a alguns desses economistas é positiva e eles só fazem cagadas e previsões excrementais! Mas a nota que eu lhes dou é seguramente NEGATIVA.
O que é que me garante que o sr. Professor Tonecas está certo e os "ignorantes empresários" estão errados? Por exemplo, o sr. Tonecas Guterres era engenheiro e não sabia fazer contas (mandou-nos fazê-las se quiséssemos saber o valor do PIB), bem sei que ele não era da cor política do Professor, mas caramba, seria um engenheiro ignorante, ou terá um diploma de equivalências!? E o dr. Gasparzito, tem mesmo diploma de economista? Com ou sem equivalências? Se tem um "canudo" legítimo por que falhou nas contas do Orçamento? Será que ele também foi, ou ainda é, ignorante? O Professor Tonecas não lhe poderia ter dado uma ajudazita nos trabalhos de casa? Conheci merceeiros ignorantes, com a 4ª classe que geriam muito bem as suas lojitas... alguns até evoluíram para uns mini-mercadozitos em expansão!
Mas, vamos lá! Por gentileza, sr. Professor Tonecas, tente explicar-me porque é inteligente tirar dinheiro e poder de compra aos trabalhadores/clientes que ficam sem poder comprar/gastar dinheiro nas lojas e indústrias dos ignorantes! Talvez seja "inteligente" usar essas novas taxas de TSU em empresas de serviços financeiros que não precisam do dinheiro dos pobres pois recebem-no das empresas que ficaram com o dinheiro da baixa da TSU para usá-lo em "investimentos" duvidosos. O que acha? O Professor Tonecas há-de saber muito bem -- ou então está mal informado e poderá ser considerado ignorante -- que com a redução do pagamento das horas extraordinárias aos trabalhadores há patrões ignorantes e empresários inteligentes que usam essa poupança para depois gastá-la em almoços e jantares de "representação" das firmas!
"Admiro" a sua inteligência neo-liberal, mas perdoe-me ter que lhe dizer que prefiro, sem qualquer dúvida, a ignorância de muitos empresários nacionais que sabem o que é ajudar os seus empregados, os seus subordinados, as pessoas que trabalham nas empresas deles em vez de verem essas pessoas com os olhos do neo-liberalismo que acha que trabalhadores são peças, ou simplesmente objectos descartáveis...
Já agora...

25.000€ / mês
Senhor Professor Tonecas, nós que somos seus patrões, como pagadores de impostos, embora um pouco ignorantes, é verdade, temos andado distraídos e esquecidos de lhe dizer que é urgente diminuir o seu salário. Melhor seria, mesmo, despedi-lo com justa causa, sabia? Motivo: chumbou nas provas orais.
Também acredito que não esteja aterrorizado com a saída da Grécia do euro! Afinal, foram os seus mentores do Goldman Sachs que ajudaram o Governo helénico a enterrar-se ainda mais do que já estava, não é verdade?
Isto digo-lhe eu, com os meus parcos conhecimentos de economia obtidos num já longínquo 9º. ano de escolaridade e completados através dalgumas equivalências da vida, tão válidas como as do seu protegido e inteligente sr. Gramíneas.
Assinado:
Um-Douto-Ignorante
6 de Outubro
O Tonecas diz-nos que é urgente baixar os salários mas, pudemos ficar ontem a saber que a empresa ABDL - António Borges & Diogo Lucena recebe 25.000€ por mês do Estado!