Sociedade inJusta Sociedade inJusta Sociedade inJusta



Tradutores

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

30.9.12

Tonecas! Vai estudar...


   Apetecia-me dizer: "Vai estudar, Tonecas!" Tal como os famosos cartazes que circulam por aí, dando o mesmo recado ao sr. Gramíneas.


   Será que eu terei voltar para a escola!? Eu nem queria  acreditar que o "advertiser" (parece que deixou de ser consultor e foi promovido a um cargo com um nome pomposo, só para inglês ver!) do Governo tinha dito que "a medida da TSU era inteligente"! Para quem? Pergunto eu. -- "Inteligente" só se a ideia tiver sido sua Professor Tonecas!

   Prof. Tonecas, explique-me por gentileza, para que eu e os ignorantes dos meus compatriotas que lhe pagam o salário pelas suas boas "advertisements" ao Governo compreendam duma vez por todas em que consistia a inteligência dessa "taxa"(!). Dizem-me que os trabalhadores, pensionistas e aposentados têm que pagar uma dívida que foi contraída por doutores, engenheiros e economistas e que para isso têm que aumentar os pagamentos à Segurança Social. Mas será que agora a Segurança Social paga a dívida pública!? Não percebi! Ou será que era o valor de 1,25% acima dos 5,75% --que os trabalhadores iriam oferecer para financiar as empresas -- que serviria para pagar a dívida? Mas como? A Segurança Social iria entregar esse valor ao Estado? Por quê? O que as pensões e assistência médico-social têm que ver com a dívida contraída pelos Bancos e pelos governantes apoucados?

   Meu caro Professor Tonecas, diga-me lá, por gentileza, por que não passariam os patrões nos seus exames. Então, muitos dos empresários que lhe pagam as "advertências" que o senhor ensina aos instruendos governantes não serão, também, formados possuindo um diploma a sério!? Ou terão sido todos formados com equivalências!? Olhe que é o que está a dar... E por que seria o senhor a dar-lhes nota a eles, e não eles a si, menino Tonecas!?

   Que eu saiba o mundo tem sido gerido por muitos economistas e chegou ao ponto em que nos encontramos neste momento! E a nota que as agências financeiras dão a alguns desses economistas é positiva e eles só fazem cagadas e previsões excrementais! Mas a nota que eu lhes dou é seguramente NEGATIVA.

   O que é que me garante que o sr. Professor Tonecas está certo e os "ignorantes empresários" estão errados? Por exemplo, o sr. Tonecas Guterres era engenheiro e não sabia fazer contas (mandou-nos fazê-las se quiséssemos saber o valor do PIB), bem sei que ele não era da cor política do Professor, mas caramba, seria um engenheiro ignorante, ou terá um diploma de equivalências!? E o dr. Gasparzito, tem mesmo diploma de economista? Com ou sem equivalências? Se tem um "canudo" legítimo por que falhou nas contas do Orçamento? Será que ele também foi, ou ainda é, ignorante? O Professor Tonecas não lhe poderia ter dado uma ajudazita nos trabalhos de casa? Conheci merceeiros ignorantes, com a 4ª classe que geriam muito bem as suas lojitas... alguns até evoluíram para uns mini-mercadozitos em expansão!

   Mas, vamos lá! Por gentileza, sr. Professor Tonecas, tente explicar-me porque é inteligente tirar dinheiro e poder de compra aos trabalhadores/clientes que ficam sem poder comprar/gastar dinheiro nas lojas e indústrias dos ignorantes! Talvez seja "inteligente" usar essas novas taxas de TSU em empresas de serviços financeiros que não precisam do dinheiro dos pobres pois recebem-no das empresas que ficaram com o dinheiro da baixa da TSU para usá-lo em "investimentos" duvidosos. O que acha? O Professor Tonecas há-de saber muito bem -- ou então está mal informado e poderá ser considerado ignorante -- que com a redução do pagamento das horas extraordinárias aos trabalhadores há patrões ignorantes e empresários inteligentes que usam essa poupança para depois gastá-la em almoços e jantares de "representação" das firmas!

   "Admiro" a sua inteligência neo-liberal, mas perdoe-me ter que lhe dizer que prefiro, sem qualquer dúvida, a ignorância de muitos empresários nacionais que sabem o que é ajudar os seus empregados, os seus subordinados, as pessoas que trabalham nas empresas deles em vez de verem essas pessoas com os olhos do neo-liberalismo que acha que trabalhadores são peças, ou simplesmente objectos descartáveis...

   Já agora...


25.000 / mês

   Senhor Professor Tonecas, nós que somos seus patrões, como pagadores de impostos, embora um pouco ignorantes, é verdade, temos andado distraídos e esquecidos de lhe dizer que é urgente diminuir o seu salário. Melhor seria, mesmo, despedi-lo com justa causa, sabia? Motivo: chumbou nas provas orais.

   Também acredito que não esteja aterrorizado com a saída da Grécia do euro! Afinal, foram os seus mentores do Goldman Sachs que ajudaram o Governo helénico a enterrar-se ainda mais do que já estava, não é verdade?

   Isto digo-lhe eu, com os meus parcos conhecimentos de economia obtidos num já longínquo 9º. ano de escolaridade e completados através dalgumas equivalências da vida, tão válidas como as do seu protegido e inteligente sr. Gramíneas.

Assinado:
Um-Douto-Ignorante

   6 de Outubro

   O Tonecas diz-nos que é urgente baixar os salários mas, pudemos ficar ontem a saber que a empresa ABDL - António Borges & Diogo Lucena recebe 25.000 por mês do Estado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário