Sociedade inJusta Sociedade inJusta Sociedade inJusta



Tradutores

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

26.1.11

A crise podia ter sido evitada





Segundo notícia do jornal Sol (que se pode ler na íntegra acedendo através do link na própria notícia) a crise que abalou os EUA e posteriormente a Europa poderia ter sido evitada!!!

Dois anos se passaram para que génios altamente bem remunerados tivessem chegado a essa brilhante conclusão.
Claro que poderia ter sido evitada, essa e outras crises, caso não houvesse uma crise de valores na sociedade designada como ocidental.
Cheguei até a pensar que com a famigerada crise estaria a surgir o momento, o sinal, para a mudança que a nossa sociedade estava (e está) a precisar. Mas qual quê? Os Governos roubaram os cidadãos, encheram os bolsos do desonestos banqueiros, e tudo continuou como se nada tivesse acontecido.

fotolink

Bem, como se nada se tivesse passado também não foi bem assim!
Aquilo que não é lá muito bonito foi feito: colocaram uns remendos na roupa rasgada e acharam que iriam conseguir comprar roupa nova e janota mais depressa do que imaginavam! E as roupas velhas seriam atiradas para trás dum armário qualquer porque nem para dar aos pobres serviriam..

.

Mas o tiro está a sair pela culatra! Ou se tomam medidas honestas ou tudo não passará de tapar o sol com a peneira. A sociedade ditatorial comunista faliu. Esse modelo, completamente falso e falacioso iludiu o mundo tentando convencer as pessoas que era o melhor para a população, isto se considerarmos como população apenas os Governantes e os seus satélites oportunistas. 
A sociedade capitalista/liberal/neoliberal está na falência como o comunismo. Porquê? Porque nenhuma dessas sociedades se preocupa com o essencial: a população e as suas necessidades. Apenas se preocupam com o dia de hoje relativamente àqueles que detêm o capital e a sua corte, e ainda aos Governantes que não passam de desgorvenantes porque aceitam deixarem-se ficar nas mãos do poder económico que acaba desgorvenando o mundo.

Quando era jovem eu achava que tinha nascido no melhor dos mundos: a Europa. Ao sul encontrava um continente pobre pelo qual ninguém se interessava a não ser para extrair riquezas. 
A leste encontrava um muro que não deixava ver a mentira que por lá se contava, embora desconfiasse que eram mais as vozes do que as nozes do bem-estar social que se propalava! 
E a oeste via o capitalismo desenfreado que à custa de enriquecer meia-dúzia de aves de rapina ia depauperando milhões, deixando a população sem condições de saúde e sem uma forma digna de viver, por muito que nos quisessem fazer crer que os EUA eram um país livre e que permitia liberdade a toda a gente.


A Europa tinha alcançado benefícios laborais para os seus trabalhadores, oferecia-lhes emprego remunerado em condições e benesses como assistência médica gratuita, férias, subsídios de férias, subsídio de Natal, subsídio de desemprego e horário laboral condigno. Existiam fronteiras e taxas aduaneiras que impediam que produtos criados e comercializados através de condições indignas, para os trabalhadores, fossem introduzido no mercado europeu de forma que pudessem prejudicar quem jogava com regras limpas.


Mas, eis senão quando, o neoliberalismo ataca e promove a globalização bastante criticada por alguns sectores, mas apoiado pela máquina capitalista e pelos Governos sem escrúpulos que olham para o dinheiro que recebem mas não querem ver o prejuízo que causam às populações.


Coloco algumas questões: de que serve tudo aquilo que se faz e produz se não houver quem possa beneficiar disso? Ou se agora apenas alguns beneficiarem e no futuro já nem humanidade existir para usufruir dalguma coisa! Porque se destroem postos de trabalho na Europa em benefício de capitalistas sediados em países ditos comunistas? Porque se fala em competitividade se as regras da competição não são justas? Porque se quer que na Europa se perca qualidade de vida em vez de se exigir que os trabalhadores do designado terceiro mundo sejam beneficiados com medidas laborais justas? E porque será que a população que é a principal prejudicada não quer ver como está a ser enganada e se deixa iludir continuando nos momentos eleitorais a dar o voto a quem não os representa condignamente? Porque será que ainda continuam a comprar artigos de baixo preço em lojas orientais que contribuem para o desemprego dos seus familiares e amigos? É porque os produtos são baratos? Pois, então, olhem bem o preço de tudo aquilo que estão a pagar e verão como a relação custo qualidade pesa em desfavor do consumidor e beneficia o industrial/comerciante/Governante sem carácter e sem escrúpulos...

Para terminar remeto-vos para a leitura dum artigo de opinião do Prof. Catedrático Boaventura Sousa Santos, bastando para isso clicar na imagem:




Nenhum comentário:

Postar um comentário