José (Pepe) Mujica - Presidente do Uruguai
Debruçamo-nos tanto sobre os nossos problemas que facilmente enveredamos pelo caminho da crítica aos nossos governantes, esquecendo-nos que outros povos existem e que nos podem ajudar a ter uma outra visão sobre o mundo, acerca da Vida e que nos incentivem a mudarmos o rumo da nossa própria vida.
Ultimamente muito se tem falado sobe a crise que assola a Europa e do modo como procurar e encontrar uma forma de resolvê-la. Também, recentemente, alguma coisa se tem falado sobre o Presidente dum país sul-
-americano, a quem designam como o "Presidente mais pobre". Este Homem poderá ser "pobre" em bens, ou pelo salário que recebe (porque assim o deseja), mas é rico de espírito, ao contrário de muitos ricos no mundo inteiro que acabam por ser pobres de espírito.
Vale a pena ouvir as palavras deste Homem simples, que não é apenas um político mas, sim, O PRESIDENTE, que qualquer povo merece. Eis o vídeo do seu discurso na Conferência RIO + 20:
Legendas em português
Subtitles in English
Os actuais políticos mundiais, embora actuem de maneira diferente, aprenderam todos pela mesma cartilha - bem, parece-me que há duas cartilhas: a do político bandido e a do bandido político. O bandido político, pode não ter estudos, pode ser presidente pela força ditatorial, pode oprimir o seu povo deixando-o na miséria enquanto ele enriquece, pode viver no chamado terceiro mundo, enfim é um crápula sem consciência. O político que é bandido, pode ter um curso universitário, pode ter aprendido muita teoria, pode viver no mundo chamado "civilizado" e ter nascido rico, mas na hora de governar acaba por prejudicar os mais fracos e beneficiar os mais ricos, que são os mais fortes. Enriquece deixando o povo na miséria, é um crápula sem consciência. Faz do mundo uma autêntica selva quase como os bandidos que se tornam políticos. Há político que se transformam em bandidos e bandidos que se transformam em políticos, mas acabam todos por ser apenas bandidos, enquanto não souberem comportar-se como políticos...
Se os nossos políticos parecem não mudar de forma positiva, vamos nós, os outros, modificar positivamente as nossas mentalidades e atitudes, e o mundo irá melhorar, com certeza.
Até parece mentira, não é?
ResponderExcluirÉ verdade Pedro, até parece mentira! Mas, são Homens assim que nos podem fazer voltar a acreditar nos políticos, porque aqui em Portugal, em muitos países da Europa, Brasil ou EUA eu não acredito neles!
ExcluirAbraço
JG