14 Nov. Greve Geral Internacional
Portugal; Espanha, França; Itália; Malta; Grécia; Chipre
Protesto em: 29 países
Um mega-protesto contra a austeridade realiza-se, esta quarta-feira (dia de Greve-Geral em Portugal e em Espanha) em 29 países europeus (incluindo a Turquia).
A Confederação Europeia dos Sindicatos (CES) é responsável por esta iniciativa e vai mobilizar cerca de 40 organizações sindicais, tendo como lema "Pelo emprego e a solidariedade na Europa, não à austeridade".
A ideia é apelar à Europa que tenha uma governação económica mais justa.
"Não estamos contra a disciplina orçamental nem contra a Europa. Aquilo que contestamos é este tipo de austeridade cega, esta governação económica e esta Europa", afirma o responsável Patrick Itschert à TSF.
O mesmo sublinha que o objetivo deste mega-protesto é atacar a austeridade e apontar novos caminhos. "A mensagem é muito clara: a austeridade não funciona. Existem alternativas. A competitividade olhando apenas para os salários é outra falha. A austeridade está em curso há anos e não funciona".
O secretário-geral da Confederação Europeia de Sindicatos diz ainda que Portugal é um exemplo claro das falhas das políticas de austeridade.
"É um dos exemplos da espiral negativa provocada pela austeridade. É assim na Grécia, Espanha, Portugal. Dizer às pessoas que gastaram de mais e que a austeridade é necessária não é verdade. É possivel espalhar esse esforço ao longo de mais anos. O problema é a especulação e os juros. É preciso um programa de investimento europeu que faça crescer, de novo, a economia", conclui.
Fonte: iOnline
Há uma grande necessidade dos europeus em geral, e dos governos em particular, perceberem que a União Europeia precisa de ter uma verdadeira união social. É necessário valorizar mais as pessoas do que os mercados de capital.
Os regimes comunistas já mostraram que não eram a solução. Os regimes capitalistas estão a mostrar que não são a solução. Está na hora da nova revolução social: o que conta, o que importa, são as pessoas.
Enquanto não houver uma verdadeira consciência sobre isso, então, nada poderá evoluir...
Hoje um apresentador da TV portuguesa disse: "Com o mal dos outros podemos nós bem..."
Enquanto as pessoas continuarem a pensar que os problemas dos outros são apenas deles, e não seus, então, torna-se difícil encontrar o cerne do que é importante para os seres humanos, e alcançar o verdadeiro objectivo da Vida. O Planeta Terra é como uma nau, ou uma nave, em que todos viajam em conjunto e não isolados. O destino de uns é o de todos. O azar de uns inevitavelmente arrasta outros...
O melhor será as pessoas habituarem-se a viver em conjunto e não apenas para si mesmas. Alcançar a felicidade é o objectivo, conviver é o segredo, e saber usar o Amor é a ferramenta-chave!
Nenhum comentário:
Postar um comentário